.
.
.
.
.
.
.
Os maiores portugueses de sempre.
Vá lá, desde 1139 [ou 1143, é controverso (acho eu)]
.
.

.
O cartaz do Partido Nacional Renovador (PNR), colocado na Praça do Marquês de Pombal, apelando ao fim da entrada de imigrantes em Portugal, ganhou na passada quarta-feira uma companhia: um outdoor da autoria dos Gato Fedorento.
.
José Pinto Coelho, fundador e presidente do partido nacionalista, tem agora a companhia de Ricardo Araújo Pereira, Tiago Dores, Miguel Góis e José Diogo Quintela. Os quatro humoristas decidiram parodiar o cartaz do PNR.
Com as mesmas dimensões do vizinho, o outdoor dos Gato Fedorento mostra os rostos dos quatro humoristas, todos com bigode e pêra, numa clara imitação de José Pinto Coelho, além de algumas frases em oposição à mensagem inscrita no cartaz do PNR.
«Mais Imigração. A melhor maneira de chatear os estrangeiros é obrigá-los a viver em Portugal. Com os portugueses não vamos lá. Nacionalismo é parvoíce», é a resposta dos Gato Fedorento à mensagem xenófoba do PNR, na qual pode ler-se «Portugal aos portugueses. Basta de imigração, nacionalismo é solução».
José Pinto Coelho, fundador e presidente do partido nacionalista, tem agora a companhia de Ricardo Araújo Pereira, Tiago Dores, Miguel Góis e José Diogo Quintela. Os quatro humoristas decidiram parodiar o cartaz do PNR.
Com as mesmas dimensões do vizinho, o outdoor dos Gato Fedorento mostra os rostos dos quatro humoristas, todos com bigode e pêra, numa clara imitação de José Pinto Coelho, além de algumas frases em oposição à mensagem inscrita no cartaz do PNR.
«Mais Imigração. A melhor maneira de chatear os estrangeiros é obrigá-los a viver em Portugal. Com os portugueses não vamos lá. Nacionalismo é parvoíce», é a resposta dos Gato Fedorento à mensagem xenófoba do PNR, na qual pode ler-se «Portugal aos portugueses. Basta de imigração, nacionalismo é solução».
.
À imagem do avião a afastar-se, com a mensagem «Façam uma boa viagem», a resposta dos «gatos» é o mesmo avião a aterrar e a expressão «Bem-vindos!».
À imagem do avião a afastar-se, com a mensagem «Façam uma boa viagem», a resposta dos «gatos» é o mesmo avião a aterrar e a expressão «Bem-vindos!».
O cartaz dos Gato Fedorento foi custeado pelos próprios. «É uma piada um bocadinho mais cara», disse ao Portugal Diário Ricardo Araújo Pereira.
«Assim que vimos que era possível veicular mensagens grotescas no Marquês de Pombal, e dado que também temos duas ou três mensagens grotescas, não quisemos ficar atrás», disse o «gato».
Quantos às mensagens no cartaz dos Gato Fedorento, o humorista diz que acredita em tudo o que está escrito: «Sem dúvida, a melhor forma de chatear os estrangeiros é obrigá-los a viver em Portugal. Eu nunca tive problemas com estrangeiros, mas com portugueses tenho todos os dias. É no trânsito, é na fila do supermercado...».
«E são muitos anos de história que provam: Com os portugueses, não vamos lá!»
Segundo o humorista, «não foi difícil ter autorização» para colocar o cartaz no Marquês de Pombal, «até porque não pedimos».
.
in Portugal Diário
.
Actualização:
.
A Câmara de Lisboa vai mandar retirar um cartaz do grupo humorístico Gato Fedorento colocado "ilegalmente" no Marquês de Pombal, que satiriza outro cartaz contra a imigração colocado pelo Partido Nacional Renovador (PNR).
Segundo uma nota do gabinete do vereador dos Espaços Públicos, António Proa, o cartaz dos Gato Fedorento, colocado ao lado do do PNR, "não possui licença camarária". Caso a notificação para a retirada do cartaz não seja cumprida, a autarquia vai "proceder à sua remoção coerciva", que terá que ser paga pelo infractor.
A nota da autarquia refere que em relação ao cartaz do PNR, cujas mensagens ficaram praticamente ilegíveis depois do vandalismo, "não tem capacidade legal" para o remover, ressalvando que "a lei confere total liberdade" às forças políticas e que a autarquia não pode agir "mesmo quando a razoabilidade e o bom senso assim o pareçam exigir".
.
in Expresso
.
Ou seja:
Amanhã (ou já hoje) o PNR tem toda a "legitimidade" para colocar um outdoor mais ou menos assim "Dia 25 de Abril grandioso comício no Marquês de Pombal, onde se agendará a "limpeza" da estrangeirada neste nosso querido Portugal, findo o qual se procederá à distribuição de armas a quem for portador de licença de porte das mesmas". Ou outras palavras que queiram dizer o mesmo.
Podem fazê-lo. A autarquia não tem capacidade legal para se opôr. Mesmo quando a razoabilidade e o bom senso assim o pareçam exigir, a lei confere total liberdade às forças políticas para comunicados públicos. Quem o diz é o sr. (também "engº"?) António Proa. Só não diz o que esperaria os "vândalos" que destruiram uma coisa assim, devidamente legalizada, se fossem apanhados em flagrante delito. Mas a gente sabe.
.
Adenda (em 12 Abril): Ainda em relação ao cartaz do PNR, em declarações à TSF, o juiz (jubilado) do Tribunal Constitutional, Guilherme da Fonseca, considera que o cartaz deve ser removido pelo Governo Civil de Lisboa. E que, como a mensagem nele inserida viola a Constituição, se houver alguma queixa, o TC deve proceder à dissolução do Partido.
.
05 Abril 2007
27 comentários:
isto entra já no domínio da 'performance'..
bem sei que há uma ténue linha entre o puro 'non-sense', a intervenção ponderada.. e a auto-promoção descarada.
em vez de pensar muito sobre o tema, deixei a pele falar. a pele sorriu-me, e gostou do twist felino.
afinal, ser subversivo e ser (ligeiramente) inteligente ainda são verbos conjugáveis no presente.
ou será um post de 1 de abril ;-) ?
saudações a todos.
o sentido de humor é um dos mais cruciais sintomas de inteligência e estes senhores sofrem de um q.i. fora do normal. bem haja os gatos pela resposta e a nan pelo post. a ver se os ovos da páscoa trazem brindes de sensatez aos outros. se vier de graça e sem esforço, pode ser que comecem a pensar. é muito cansativo e tal mas ajuda a evitar doenças públicas contagiosas. não à xenofobia!!! beijinhos grandes *
ser subversivo e inteligente (não subscrevo o ligeiramente), gi, não são verbos conjugáveis no presente deste país.
como se veio a verificar.
[auto-promoção descarada? só se te referias ao PNR :)]
***
já viste o que os ovos de páscoa trouxeram aos outros, alice...
ainda veremos mais "doces" destes, deixa estar. e moralmente encorajados por este povo que não faz nada.
emendo: há, neste país, quem consiga tirar cursos superiores em instituições e anos em que esses cursos nem foram ministrados. é obra.
***
bjs
ai ai, nosso querido Portugal.
Triste Portugal.
Nacionalismo é parvoíce...
Mas...
Com alguns portugueses vamos lá! Ai vamos, sim senhora (não sei onde, mas vamos...)
Olhem, por exemplo, com o Campos, o país vai ficar mais rico porque os pobres vão morrer todos.
Com o Sócrates, vai ficar mais escolarizado pois ele deu um bom exemplo de como elevar a média de licenciados no país.
E, já agora, essa escumalha governamental bem podia ir toda para as Filipinas, celebrar a Páscoa!
Que nós, cá, fazíamos um governo só com estrangeiros - pois se se fazem equipas de futebol, que é o grande ganha-pão de tanta gente!
não morro de amores por Portugal, cereja, mas isto é mesmo triste. um "isto" muito, muito abrangente...
***
toda a razão em tudo o que dizes e ironizas, costureirinha. mas se o sócrates se crucificasse lá nas filipinas, o povo português ainda lhe abria um santuário. não vês os índices de popularidade?
***
beijos e bom fim de semana
Esses gatos fedorentos já começam a ser inconvenientemente sectários(?), partidários(?) e facciosos(?). Depois da gozação completa ao vídeo do Marcelo Rebelo de Sousa aquando do referendo do aborto, agora dão de implicar com outros políticos da praça. Até fizeram um programa inteiro por o "Oliveirinha" ter ganho o concurso dos maiores portugueses!... Viva a liberdade de expressão.
bj
pois, tens razão... e a malta anda tão precisada de mártires que pegava logo!...
esguardemos o que sai do saco, relativamente à polémica licenciatura.
E, até lá,
«Sócrates prá escola, com mil pedras na sacola!»
(atenção, estas pedras destinam-se às anunciadas obras, que eu não concordo com castigos inúteis)
liberdade de expressão, abssinto...
ah...o que havia a dizer sobre isso!
(sobretudo ao nível de quem tem a "expressão" como profissão...)
quanto aos gatos, li qualquer coisa sobre já andarem com seguranças...
***
dizes bem, costureirinha: castigos inúteis.
estamos nos states em que dois jornalistazecos mandam um presidente abaixo, ou quê?
:)
***
abraços
Já li e acho que é de levar a sério...
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=795167&div_id=291
bj
ando a leste, ando a leste...:)
abraço-beijO
salva-se o humor. que mais não temos...
beijo Nan.
B.
_________________
ps. amanhã...
São inovadores sem dúvida por isso gosto tanto do seu humor peculiar.
brutal o cartaz. com tão pouco diz tudo e deste modo transmite as suas ideias de um modo rápido, conciso, divertido e claro para todos os que o vêem.
muito bom mesmo.
*
Não é mais do que uma simples liberdade expressão.
Bom ínicio de semana
Bjs Zita
não creio na coragem de quem teme a presença de outros, como os mecitos do PNR em relação aos imigrantes (e daqui a nada em relação a gays e etc...), abssinto.
só bazófia.
mas, por outro lado, também temo quem se cala, a falta de valores, o comodismo, coisas assim.
***
vê lá, un...aquilo é uma máfia pegada.
***
antes também era o humor, bandida. depois foi outra coisa. voltámos atrás?
ps: desc., não deu. amanhã explico...
***
são uma pedrada no charco como há muito não se via, maria.
***
assim é, soggy. brutal, no sentido em que aplicaste a palavra. e as outras.
(conto com a vossa geração. a sério)
***
zita,
"não é mais que..."????
___________________________________
continuação de boa semana
bjs
*
A remoção do cartaz é uma aplicação da Lei. Apesar de tudo, eu creio que a Lei deve ser cumprida. Pode ser mudada, por certo, mas quando existe, deve ser cumprida.
Deste principio básico nao abdico. Como tal, penso que o vereador nao tinha outra solução. nao se pode montar cartazes onde se quer. Pronto, é assim. Eles sabiam disso, os GF, e podiam ter montado o cartaz noutro sitio. Tinha mais piada ali, por isso puseram-no ali, mas é ilegal.
O cartaz do PNR é uma profunda cretinice, mas é tambem um direito que eles têm, direito aliás conquistado aquando da revolução de Abril. Nao pode haver dois pesos e duas medidas e, discordando totalmente da mensagem, vejo que eles estao no seu direito.
É um tema dificil, julgar até onde pode ir a Liberdade de expressao. Mensagens destas nao deviam poder ser passadas. Na Alemanha, fruto do seu passado nazi, nao podem, por exemplo. Na minha opiniao, mensagens xenófobas deveriam ser banidas, mas de momento nao o sao. Se calhar, deviamos bater-nos por isso.
a questao é: pq é q os gatos nao arranjaram licenca camararia?
Deprimida é que não pode ser ai ai ai ai ai!!!
Menina cabeça erguida e sorrisinho!
Beijinhos da parva da Maria:p
el-gee, eu, que nada sei, acho que a lei se fez para servir a humanidade e não o contrário; mas se quer ser legalista, exija que seja retirado o primeiro cartaz, não por estar degradado, como cobardemente alega a CML, mas por o seu conteúdo ferir a CONSTITUIÇÃO!
«Dura lex, sed lex» para uns e república das bananas para outros?
Pois é, o mal da democracia são estas indecisões, estas incoerências; na incapacidade de reflectir, de dialogar, criam-se leis, alegadamente democráticas, para esconder o resto.
Ora bolas, que assim não vale!
Não tarda nada, desato a criar movimentos de cidadania com gente com mais do que 2 neurónios
Cito, da nossa Constituição:
Artº 46, nº4. Não são consentidas associações armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares, nem organizações racistas ou que perfilhem a ideologia fascista.
O PNR está para cá ou para lá desta linha?
boa tarde, nan. só vim dar um beijinho. qualquer coisa, podes contar com a minha assinatura no protesto contra a retirada do cartaz dos gatos. beijinho grande.
Penso que eles andam a "meter o bodelho" onde não devem...isso poderá causar lhes mau estar profissional.
Embora os ache mt inteligentes e com umas piadas giras :=)*
digo-te que és GRANDE, ENORME, e o meu beijo para ti com um forte abraço!
B.
_____________________________
O post é oportuno, mas o próprio do cartaz original, já é em si uma piada. Pelo menos é a única forma que eu tenho de entendê-lo, porque tudo o mais é tão pequenino e tão ridículo que não faz qq sentido.
A nossa sorte é que, traço geral, a turma nacionalista peca nestas iniciativas por falta de subtileza. Fosse eles mais subtis e seriam mais perigosos. Assim, ficam entre um nível básico e um nível kitsch. Preocupantes são as manobras que, ao contrário destas, n ficam expostas para apreciação.
Qt aos Gatos, apesar de achar que a sua massificação vai fazer com que em breve seja o Ricardo e mais três, deram luz a um tipo de humor que faz falta por estas bandas e que se recomenda. Pena é, assim por alto, que sejam ainda uma raridade, em termos do panorama nacional humorístico.
Em grande. Estão perdoados pela palhaçada - sem piada - com o Saddam.
em relação aos comentários sobre o cartaz do PNR remeto a resposta para a constituição, como assinalam o jaime e a costureirinha e para a última adenda que postei.
absorbent, não se pede licença para se ser subversivo, nem que seja por meio duma piada.
alice...era uma idéia, uma bela idéia, diga-se...:)
maria, são momentos. up, down. acho que são reminiscências dos baloiços da infância :)
bandida, amiga bandida...beijo grande. (não sei dizer mais nada...)
___________________________________
Beijos para todos
...e continuemos em sintonia com os GF.
Post a Comment