.
.
.
.
.
.
.
From Wikipédia
.
.
...O que todos sabíamos:
Romeu e Julieta é uma das mais importantes obras de William Shakespeare, ao lado de Hamlet. A peça narra uma tragédia, a história de amor entre dois jovens de famílias rivais, os Montecchios e os Capuletos. Seu título original é The Most Excellent and Lamentable Tragedy of Romeo and Juliet.
O que já desconfiávamos:
Ao contrário do que se acredita, a trama de Romeu e Julieta não foi inventada por William Shakespeare. Na verdade, a peça é a dramatização do poema narrativo de Arthur Brooke: "A Trágica História de Romeu e Julieta" (The Tragicall History of Romeus and Juliet), de 1562. Shakespeare seguiu o poema de Brooke de forma relativamente próxima, mas enriqueceu sua textura adicionando detalhes tanto nos personagens principais quanto secundários, como com Mercutio.
Saber o seguinte, já seria fruto duma grande erudição:
O poema de Brooke também não era original. Em última análise, ele deriva de uma história de 1476, de Masuccio Salernitano, Mariotto e Gianozza, em Il Novelino. Luigi da Porto deu a forma moderna em Istoria novellamente ritrovatta di due Nobili Amanti, dando o nome de Roemeu e Julieta (Romeus e Giulietta) aos personagens principais e mudando a história original de Siena para Verona. Matteo Bandello adaptou a história para inclui-la em Novelle, de 1554. O poema de Brooke é derivado do texto de Bandello.
E vai-se a ver, se a Julieta seguisse à risca a história, não tinha morrido de amor:
Roméo et Juliette - Obra baseada na historia verídica do casal Chistofher,17 e Amélia,14.
Eles eram de famílas rivais e que tinham tido uma forte união até que houve o assassinato do irmão de Amélia em sua casa. Acreditaram que era Chistofher o assassino, pois era a única pessoa diferente da família presente no local.
Assim se deu o início de uma guerra entre as famílias. Amélia acreditava na inocência de Chistofer, mas não podiam viver o seu amor. No fim, Amélia casou-se com um outro pretendente por obrigação dos pais e Chistofer cometeu suicídio por não aguentar a pressão da família rival e de não poder ter o amor da Amélia. Depois de anos, descobriram que o assassino era o Tebaldo, tio de Amélia.
.
25 Outubro 2006
4 comentários:
Mais um mito da minha juventude que foi pelo cano abaixo. Só falta descobrir que o "West Side Story" é baseado numa história verdadeira, passada com Cubanos e não com Portoriquenhos ;)
...ou que a Barbarella não era uma coisa doutro mundo mas apenas a Jane Fonda :)
Ah! A Barbarella era uma coisa doutro mundo. Era a Jane Fonda trabalhada pelo Roger Vadin!
(perdi uma bela oportunidade de ficar calada...)
:)
Post a Comment