__________Liderado por Eddie Vedder, Pearl Jam é uma das maiores bandas do mundo, mas ainda age como se ensaiasse na garagem.
.
Em muitos sentidos, os Pearl Jam estão para o rock dos anos 90 assim como os U2 para o rock dos anos 80. Os dois grupos têm cantores carismáticos, que abraçam causas sociais e fazem pregações políticas. Ambos, além disso, nasceram no circuito alternativo e explodiram para o grande público. E é aí que as histórias começam a divergir. Os U2 resolveram jogar o jogo do mercado. Os Pearl Jam, por sua vez, resolveram dizer não. Uma tornou-se a maior banda da actualidade. A outra manteve-se, por assim dizer, no "lado B" do rock.
_____________
_O grupo surgiu em 1990, em Seatle, e muito do seu sucesso deve-se ao carisma do seu vocalista (também guitarrista e autor das letras), Eddie Vedder. No mundo do rock, ele provoca dois tipos de reacção: amor incondicional ou desprezo. Os fãs do cantor, hoje com 42 anos, admiram-lhe o estilo messiânico e adesão a projectos humanitários, embora ele faça questão de quase os manter desconhecidos. Os detractores acusam-no de forjar o papel de bonzinho para ganhar a simpatia - e principalmente o dinheiro - do público do rock, embora os Pearl Jam tivessem entrado em rota de colisão com a Ticketmaster, a maior empresa americana de venda de ingressos, para a forçar a vender os bilhetes dos seus concertos mais baratos. Entre os inimigos estão Anthony Kiedis, vocalista dos Red Hot Chili Peppers e Courtney Love, viúva de Kurt Cobain. Em 1994, durante a cerimónia em memória do marido, ela gritou: "Tu morreste, mas Eddie Vedder está vivo. Isso deixa-te feliz?". Entre os amigos estão Pete Townshend, guitarrista dos The Who, e Johnny Ramone, apesar das divergências políticas com este último. Sempre polémico, Eddie Vedder expôs, em palco, a posição da banda em relação ao aborto, escrevendo "pro choice" no braço ao som da música Porch e fez uma digressão pelos Estados Unidos, numa tentativa de boicotar o voto no presidente Bush, tendo sido, no entanto, muito criticado pelos media e por alguns fãs, por ter queimado, também em palco, uma máscara dele.
Eddie Vedder teve uma infância e adolescência perturbadoras. Filho de pais separados, foi sempre um adolescente recluso. A mãe tinha casado com um advogado que adoptou Eddie, ainda em criança, mas com quem este teve sempre dificuldades de relacionamento - embora desconhecesse que era seu padrasto. Depois do novo divórcio da mãe, Eddie teve um encontro com o pai biológico, que lhe foi apresentado como sendo amigo da família. Só quando este morreu, mais tarde, é que Eddie descobriria a sua verdadeira identidade, situação retratada na canção Alive.
É uma constante nas suas canções criar letras baseadas na vida real, como é o caso de Jeremy, que é a história de um menino que se suicidou na frente dos colegas da sua escola. "Eu conhecia-o, era um menino muito triste"-conta ele.
Dos seus concertos em Lisboa, nos dias 4 e 5 deste mês, se disse terem provado ser uma banda de alma e coração.
__
.
07 Setembro 2006
7 comentários:
Gosto deles agora ainda mais pios tu deste-mos a conhecer...
Doce beijo
Foste ver o concerto? Se eu tivesse coragem fazia como aqueles que largaram tudo e resolveram seguir a digressão da banda pela Europa.
Claro que estou a exagerar, mas sou naturalmente exagerado.
bj
kimporta,
não apareces logado mas a forma de escrever parece-me a tua.
ora bem, comprei bilhete logo nos 1ºs dias em que foram postos à venda e claro que queria ir (falo disso, aqui, no dia 20 de julho). mas minudências da minha vida impediram-me de ir, como a tantas outras coisas. umas ainda estão em compasso de espera para quando puder, outras já não serão possíveis.
muito por isso, criei uma espécie de 2ª visão que me permite estar onde quero estar...muitas vezes, mais do que se estivesse mesmo. não é difícil, acredita.
acho que também sou naturalmente exagerada...assim sendo, tenho os Pear Jam em digressão pelo meu blog todo :)
alquimista,
finalmente consegui fazer algo por alguém nesta blogosfera!
:)
Parabéns pelo novo visual. Bjo
olá, antónio
ficou cool, não ficou? sei lá...com um certo ar revivalista, tipo rol de mercearia..
:)
Alive
Son, she said, have I got a little story for you
What you thought was your daddy was nothin' but a...
While you were sittin' home alone at age thirteen
Your real daddy was dyin', sorry you didn't see him, but I'm glad we
talked...
Oh I, oh, I'm still alive
Hey, I, oh,I'm still alive
...
Oh, she walks slowly, across a young man's room
She said I'm ready...for you
I can't remember anything to this very day
'Cept the look, the look...
Oh, you know where, now I can't see, I just stare...
I, I'm still alive
...
Is something wrong, she said
Well of course there is
You're still alive, she said
Oh, and do I deserve to be
Is that the question
And if so...if so...who answers...who answers...
I, oh, I'm still alive
Hey I, oh, I'm still alive
...
Post a Comment