.
.
.
.
.
.
.
20 anos depois
.
.

.
...vive dentro de nós.
.
Coliseu dos Recreios. Palavras ditas, entre canções, no seu último espectáculo, em 1983.
.
Introdução ao Natal dos Simples:
.
Não sei se vou conseguir cantar isto sozinho (...)
Então, com a vossa ajuda, aqueles que se lembram ainda daquelas sessões do Barreiro, Alhos Vedros, Setúbal...
.
aos Vampiros:
.
(...)Estamos à espera do Júlio para associar as novas gerações aos Vampiros. Onde é que estão as novas gerações? Estão a curtir uma de quê?
.
à A Morte Saíu à Rua:
.
Embora esta canção tenha sido dedicada ao pintor Dias Coelho, eu dedico-a a um grande amigo já desaparecido que foi o Adriano Correia de Oliveira.
.
à Papuça:
.
Entre os que foram colaborando comigo nestas andanças, conta-se um velho amigo - estão mais na sala; está, por exemplo, ali o José Luís Iglésias, um sujeito que me acompanhou pelas aldeias e depois dedicava-se também ao artesanato. Chegámos a fazer uma exposição em Paris com o artesanato de várias regiões e várias peças de louça que se partiram, aliás, pelo caminho. Foi uma fase interessante do PREC, do nunca desmentido PREC, do assumido, sempre assumido PREC - é o Fausto. Já agora chamo-vos a atenção para um disco importante que ele fez e que se chama "Por Este Rio Acima" e, já agora, também o disco do Luís Cília. E há outros discos que estão para sair: está ali o Vitorino, está ali o Sérgio Godinho...todos eles estão para fazer discos.
O que está neste disco é um pouco diferente mas eu agora permiti-me alterar o estribilho. E as pessoas que quiserem podem cantar de outra maneira. Há as versões que se quiserem. É isto que se chama criatividade! Bem, isto é que se chama um bom alibi: criatividade.
É uma cantiga nova que se chama "Papuça" e que começa assim: "Olha, enfia a carapuça...". Mais ou menos uma evocação, na fase de rescaldo, ou da recessão, do que foi essa época maravilhosa em que para se ser cidadão era necessário mais alguma coisa do que meter um voto numa urna. Da participação directa. Uma época em que o povo era efectivamente ou estava efectivamente a ser um sujeito da História.
Recordo experiências extraordinárias, vividas com o Francisco Fanhais, com o Vitorino e tantos outros companheiros, por essas aldeias fora, em terras em que a população se juntava para resolver o problema da escola, para calcetar as ruas, para resolver directamente o problema da higiene. Era isso, esse ABC da política, que constítuiu esse período maravilhoso que foi o PREC.
.
à Vila Morena, tendo já em palco - quase desde o princípio do espectáculo a ajudá-lo - amigos como Fausto, Júlio Pereira, Janita, Serginho, Guilherme Inês, Rui Júnior e Rui Castro:
.
Bem, como é nosso hábito, vamos cantar aquela novíssima canção, retrocedendo, chamada "Vila Morena". Já agora, todo o pessoal que quiser - não sei se isto costuma ser clássico ou se é permitido ou se não é permitido - quem quiser vir para aqui cantar com a gente, para dar um ar...
.
(Última palavra em palco: ar)
.
.
E foram muitos: Eugénia Mello e Castro, Vasco Lourenço, Maria de Lurdes Pintassilgo, Vitorino...e muita gente anónima, todos abraçados a cantarem o que já se tinha tornado o hino duma linda revolução que, quer os outros tivessem querido, quer não, tinha acontecido nas horas duma madrugada de Abril e que se tinha perfumado, dia adentro, de cravos vermelhos, não de sangue.
.
À tua voz única, Zeca.
À tua dádiva sem alinhamentos oportunistas.
Ao teu sorriso tão bonito.
À tua nobreza.
.23 Fevereiro 2007
4 comentários:
Grande músico, poeta e homem. Obrigado pela homenagem, N.
bj
Foi grandioso o espectáculo; é uma sensação estranha ouvir o disco; é comovente e animador ler a tua homenagem. Obrigado por nos deixar partilhar.
Respeito claro mas nunca consegui gostar da sua música e voz, mas gosto das letras curiosamente.
Verdade. Tudo isso com G maiúsculo, abssinto.
____________________________
Também com G o espectáculo, kimporta. Uma Grande despedida.
____________________________
Era o mais importante para ele, maria: que a mensagem delas passasse pelos tempos. Para já e porque as conheces e delas gostas, chegou até agora.
____________________________
Beijosx3
Post a Comment