Tactear o transitório. Ser fulguração. Sentir o esgar da revolta, da ironia, do espanto...

.
.
.
.
.
.
Um acontecimento notável no Fórum Cultural da Baixa da Banheira, Moita, onde se inclui um dos pólos da nossa rede municipal de bibliotecas
.
.
...
O Ballet Clássico Estatal de Kiev foi fundado em 1975 por iniciativa do Ministério da Cultura da Ucrânia, sendo Olexei Karput o seu primeiro director. É composto por mais de cinquenta bailarinos formados nas Escolas Coreográficas de Kiev, Moscovo e outras grandes cidades. O principal objectivo da sua actividade é a popularização e preservação da herança dos grandes mestres da dança como Balanchine, Nijinsky ou Petipás, potenciando-os com novas produções com os actuais mestres do género. Nas suas representações incluem teatro com produções baseadas no folcrore ucraniano e coreografias modernas. No seu repertório de teatro incluem-se mais de trinta programas de ballet, entre os quais se encontram o Bolero de Ravel, o Corsário e o Quebra-Nozes.

ELENCO DE SOLISTAS

Vyacheslav Okuneu (Coreógrafo) - O eminente coreógrafo Vyacheslav Okuneu é considerado como um dos grandes mestres mundiais da música clássica. Da sua inspiração nascem boa parte das coreografias do Ballet Clássico Estatal de Kiev.
Entre os seus muitos prémios está o de melhor coreógrafo do festival mundial de Dança de Paris.

Valery Kolhov (Quebra-Nozes) - Grande estrela do ballet, vencedor do prémio internacional Taras Shevchenko, a Medalha da extinta União Soviética e o prémio Vastlav Nijinsky.

Crityna Roievitch - Bailarina dotada de um invejável domínio da técnica. Destacada Clara da figura verde em Quebra-Nozes, Odette-Odile de O Lago dos Cisnes e Nimia em A Bayadera.

Idina Gordiychk - Artista altamente conhecida na Ucrânia, foi solista da Ópera Nacional de Lviv, e desde 1993 é uma das principais estrelas do Ballet Clássico Nacional de Kiev. A sua dança é uma expressão de poesia.

MÚSICA - P.I. TCHAIKOVSKI

O ballet "Quebra-Nozes" de P. I. Tchaikovsky, a par de "O Lago dos Cisnes" e "A Bela Adormecida" é uma das obras mais representativas dentro do repertório clássico tradicional.
A história deste ballet é um conto típicamente natalício, onde a fantasia se funde com a realidade e os sonhos tomam vida num espectáculo divertido, cheio de surpresas e com muito humor, indicado tanto para crianças como para adultos.
O primeiro acto desenvolve-se dentro duma lareira acolhedora, na noite de Natal, diante de uma grande árvore faustosamente adornada, onde as surpresas se sucedem repetidamente num ambiente festivo. À nossa protagonista, Clara, uma criança de 15 anos, uma misteriosa personagem oferece-lhe um quebra-nozes que ela crê mágico. A partir deste momento, Clara entra dentro do reino dos sonhos onde o quebra-nozes e os pesadelos estabelecem uma batalha. Clara é resgatada pelo heróico Quebra-Nozes, transformado agora em príncipe, e ambos dançam com a rainha do gelo e os flocos de neve.
No segundo acto situamo-nos no palácio onde Clara e o príncipe são convidados pela sua anfitriã, a "fada do açúcar", onde desfrutam com as danças provenientes de diversos países.
No apoteótico final, onde todos dançam em uníssimo, Clara desperta do sonho sem saber se tudo foi realidade.


I ACTO
(Personagens)
Clara
Fritz, irmão de Clara
Convidados
Os pesadelos
O quebra-nozes
A rainha do gelo
O príncipe
Flocos de neve
II ACTO
Fada do acúcar
O príncipe
Dança russa
Dança árabe
Dança espanhola
As flores
Coreografia - Taras Kransky Guarda Roupa - Anastasia Kolov Desenhos de Luz - Alexeyr Ordyn
.
18 Outubro 2006

2 comentários:

Anonymous said...

Ora aqui está um acontecimento importante, e que deve ser maravilhoso.
Ver o "quebra-nozes" dançado por uma companhia de bailado ucraniana é algo que ninguém deve perder.
Espero querida amiga que aprecies a beleza e a mestria de tão extraordinário espectáculo. Felizarda.
Espero a tua visita.
Um beijo da sp amiga
Granny

Letras de Babel said...

podes crer. eu aprecio sempre a beleza e a mestria duma companhia ucraniana. até bato palmas no fim.
:)

My Blog List